A competência que destrava qualquer negócio

Por aqui, já desenhamos e implementamos dezenas de Programas de Desenvolvimento de Equipes e de Líderes. A tendência, quando a gente pensa em customização de entregas para mercados multi setoriais –  que é o que fazemos – é imaginar que as competências consideradas alvo para um trabalho como esse serão heterogêneas, afinal o mercado de saúde é muito distinto do segmento de atacado, por exemplo. Depois que a gente espreme bem o suco dessa laranja, vem a verdade: as core skills que serão o fio condutor dos programas de desenvolvimento variam sim, mas essa variação não é significativa.

E sim. Tem uma competência que aparece sempre. E quando eu falo sempre, é sempre mesmo. Mesmo em segmentos em que você imagina: “Aqui essa competência é mato: tem aos montes”. Rapidinho vem um “Ops… me enganei”.

Do C-Level aos cargos de entrada nas empresas. Ela sempre está lá.

Adivinha qual é?

Comunicação.

Ela que nos diferenciou na escala evolutiva. A complexidade da comunicação humana, aliada a outros fatores, nos permitiu chegarmos até aqui. E é também essa complexidade que traz para a vida, em todas as suas facetas, grandes desafios. O que só prova que toda força carrega também uma fraqueza.

Eu sei, você sabe, nós sabemos: comunicar-se é desafiador.

Começa com saber escutar. Um trunfo para poucos e cada vez mais escassos exemplares da nossa espécie. Especialmente nesse cenário caótico de informações de todos os lados, multicanais, carregados sempre de muita tecnologia, exigência de produtividade sem fim, em que tempo é um recurso já extinto. Mais do que nunca, a gente só escuta o que quer, inclusive na realidade virtual, comandada por algoritmos, que só nos contam o que queremos ouvir. As pessoas vem perdendo, inclusive, a habilidade de olhar nos olhos para conversar. Olhar no olho cria conexão. Sem conexão não há escuta. Não existe comunicação sem escuta.

Coloca ai na sua listinha de desenvolvimento: aprender a escutar. E confia: independentemente do seu nível de senioridade, tem muita pista para treino.

É difícil. Demanda mudanças profundas de comportamento.

Pede humanidade.

Pede humildade.

Compartilhe:

Assina nossa Newsletter

Fique por dentro de notícias, vagas e muito mais.